Festa de Maios na freguesia da Maia

Com a realização deste evento, a Casa do Povo da Maia pretende perpetuar a tradição dos Maios, homenageando o seu povo e a fundadora da freguesia, Inês Maia, simbolicamente representada num Maio Gigante “amigo do ambiente”. Dando continuidade ao Plano Estratégico de Literacia Turística da Maia, é com orgulho que a Casa do Povo convida toda as pessoas interessadas a …

Continuar a ler  

Um paraíso a ser explorado

A revista norte-americana destaca três razões pelas quais todos deveriam estar a comprar viagens para os Açores. Primeiro, pela aventura. O arquipélago é feito para a exploração ao ar livre. A publicação destaca as falésias íngremes, ideais para a prática de canyoning, e as montanhas, para caminhadas de várias horas, assim como a sua localização no meio do Atlântico, o que significa …

Continuar a ler  

Festival MUMA no Faial

A iniciativa, organizada pela Associação Música Vadia, com o apoio da Câmara Municipal da Horta, reúne no Faial nomes como You Can’t Win Charlie Brown, Filho da Mãe, Octapush, Julinho da Concertina, Stone Dead, DJ Quesadilla, Tigra e Yes Man, numa mistura de estilos e ritmos “para todos os gostos”. “Com um cartaz pensado à medida, para ser simultaneamente inclusivo …

Continuar a ler  

Santa Maria, prodígio natural

Entre a Praia de Lobos e o lugar de Anjos, noroeste mariense, lugares fundacionais de Santa Maria – e daqui haveria Açores – as rochas oferecem-se a caprichos da imaginação. Aqui, já faz parte do folclore local, o desenho do nariz e do queixo da “bruxa” e, uma vez detectado o rosto, de perfil, é impossível ver outra coisa que …

Continuar a ler  

Maré de Agosto: ícone musical

A Associação resultou efetivamente de uma “noite mágica” em 1984 que sem saberem seria a primeira de muitas Marés. A origem do Festival Maré de Agosto foi no fundo a origem da Associação, quando nessa noite um grupo de artistas Açorianos resolveu promover um encontro de músicos na ilha. A iniciativa agradou de tal forma a todos, que a decisão …

Continuar a ler  

Pico: ilha ou montanha?

O ponto mais alto de Portugal é uma montanha de origem vulcânica com 2351 metros de altitude que fica na ilha do Pico, a segunda maior ilha do arquipélago dos Açores. No cimo da montanha encontra-se a cratera central do vulcão, o Pico Grande. No seu interior eleva-se um cone de lava de 70 metros conhecido por Pico Pequeno ou …

Continuar a ler  

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Sábado, dia 28 de Abril 08:00 – Recepção das ofertas de gado junto ao redondel de leilões da Associação Agrícola de São Miguel, Santana, em Rabo de Peixe (gentilmente cedido) 10:00 – Início da arrematação das ofertas de gado nas instalações da Associação Agrícola de São Miguel Terça -feira, dia 1 de Maio 18:00 – Tríduo Preparatório, no Santuário do …

Continuar a ler  

A ilha dos 500 habitantes

Teve a sua origem num antigo vulcão, cuja imponente e ampla cratera, aloja a Lagoa do Caldeirão. O litoral da ilha é alto e escarpado, com excepção da parte sul, onde numa fajã lávica se estabeleceu o único povoado da ilha, a Vila do Corvo. Descoberta por Diogo de Teive em 1452, foi denominada por “Ilha de Santa Iria”, “Ilha …

Continuar a ler  

Empreendedor açoriano: de Rabo de Peixe para o mundo

“Sou dos Açores, nasci em Rabo de Peixe, a freguesia mais problemática dos Açores, já devem ter ouvido falar.” Rúben Correia apresenta-se assim à NiT. O açoriano de 21 anos já publicou cinco livros — o primeiro quando tinha 14 — e abriu há dois anos um restaurante na Ilha onde recebe agora grandes chefs para jantares especiais. Conversámos com …

Continuar a ler  

Açores na liderança do turismo sustentável

Na categoria de “Melhor do Planeta”, o arquipélago dos Açores foi um dos distinguidos ao lado do Parque Nacional de Bali Barat (Indonesia), Clonakilty (Irlanda), Gozo (Malta), a Reserva natural de Grootbos (África do Sul), a região das altas montanhas de Pamirs (Tajiquistão), Jackson Hole & Yellowstone (Estados Unidos da América), Lake Tota (Colômbia), Ljubljana (Eslovénia), Mali Lošinj (Croácia), Podcetrtek …

Continuar a ler  

Maré de turismo fastfood!

Oceano de oportunidades O turismo nos Açores está a mudar. Desde 2014 que se regista um crescimento sustentado pela liberalização das linhas aéreas e nos últimos dois anos até tem estado a crescer a dois dígitos (ver caixa). Além disso, segundo o diretor regional do Turismo dos Açores, Filipe Macedo, o tipo de visitante tem vindo a mudar. Era tudo …

Continuar a ler